top of page

O mundo Kusama na icônica Louis Vuitton

Artista e escritora contemporânea Yaioi Kusama com perfil vanguardista nascida em 1929 em Matsumoto, no Japão. Considerada a artista feminina viva mais influente da atualidade. Com diagnóstico de TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo – e alucinações desde a infância, Kusama vive voluntariamente há 40 anos em um Hospital Psiquiátrico em Tóquio especializado em Arteterapia. Contudo, seu atelier é próximo ao hospital onde trabalha diariamente.

Fonte: Pinterest – Yayoi Kusama - obras



“Minha arte tem origem em alucinações que só eu consigo ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas em esculturas e pinturas. No entanto, crio obras mesmo quando não vejo alucinações (…) O meu trabalho é uma expressão da minha vida, particularmente da minha doença mental.” Yayoi Kusama



Desde 2011 é colaboradora de estampa da Louis Vuitton a convite de Marc Jacobs. Este ano trouxeram uma coleção embelezando ainda mais as peças icônicas da LV nos temas: Painted Dots, Infinity Dots e Psychedelic Flower com pinceladas cheias de sentimentos, cores, contrastes, pontos, obsessivas bolas e as famosas: Abóbora e Flores psicodélicas de Yayoi.


Fonte: Yayoi Kusama – Louis Vuitton



As bolinhas de Kusama já apareceram em muitas superfícies, às vezes preenchendo ambientes inteiros. Em árvores, corpos humanos. A artista recria meticulosamente o mundo enquanto o vê no seu olhar surrealista.


Nessa coleção para Louis Vuitton, Yayoi criou com cores básicas e marcantes trazendo alegria e toda personalidade das suas originais bolinhas aos clássicos produtos da marca francesa. Não podemos deixar de comentar quem protagonizou a coleção: Gisele Bündchen que colecionou elogios na campanha. Além da modelo brasileira, outras famosas como: Liya Kebede, Devon Aoki, Anok Yai também estrelaram modelando para a marca.


Fonte: Louis Vuitton



“Apresentando o Savoir-Faire da Louis Vuitton, uma técnica de serigrafia inovadora reproduz as pinceladas de Kusama, proporcionando um efeito 3D impressionantemente realista pintado à mão. Aplicadas à mão, uma a uma, meias esferas de metal de vários tamanhos animam uma seleção de peças da coleção com um impressionante efeito de espelho prateado.” Louis Vuitton – Sobre a coleção

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page