Saiba tudo sobre o estilo que voltou unindo conforto e estilo para o dia a dia.

A modelagem utilitária está super em alta. Há algumas temporadas ela tem aparecido em diversos desfiles do mundo fashion, e promete se perdurar até a próxima estação. Mas, afinal, de onde vem esse tipo de modelagem tão caraterística? Elas fazem referências e adaptações através dos antigos macacões de uniformes dos trabalhadores, calças cargos dos pilotos e coletes dos homens que iam à guerra, que eram feitos com tecidos mais robustos e pesados que tinham características funcionais, como proteger, ter alta duração, serem fáceis de vestir. A partir desse conceito, veio o nome “utilitário”.

Esse estilo conta com uma pegada robusta e mais pesada, e claro, os seus muitos detalhes chamam atenção: zíperes; botões; golas; bolsos cargo; martingale nos ombros e punhos; tancas com elásticos ou faixas na cintura são características marcantes da modelagem utilitária. Esses detalhes são facilmente utilizados em diversas peças, de jaquetas à vestidos mais femininos. No inverno, a temática seguiu próxima das suas principais fontes de inspiração, as peças são vistas em cores mais escuras como o verde militar; tons de caqui; terrosos e o preto. Também são utilizados em tecidos mais pesados como a sarja, jeans, couro sintético e o suede, que dão um ar mais fashion e glamuroso as peças robustas. Botas de salto e tênis fazem uma ótima composição, e agregam valor a esse estilo.

Como para a moda não há limites, cada vez mais vem surgindo novas roupagens e cortes, através de caimentos ousados que tem sido proposto. Foram inseridos bolsos dentro de bolsos, recortes e costuras contrastantes, as proporções principalmente aumentadas através da proposta oversized. Após os desfiles SS20 de grandes marcas como: Fendi; Proenza Schouler; Zimmerman; Sacai; Heron Preston; Salvatore Ferragamo e Isabel Marant que trouxeram suas apostas utilitárias. Por fim, não há dúvidas que esta trend se perdurará para o próximo verão. Embora a tendência seja geralmente associada a cores como o neutro e o verde militar, também é possível ver tops estruturados, decotes, calças refinadas e saias acetinadas nos descontraídos tons pasteis, e principalmente em looks monocromáticos. Essas peças geralmente são associadas a sandálias de salto alto, dando um toque mais feminino as produções, e claro, fugindo do óbvio.

O estilo utilitário já é um queridinho no mundo da moda, e através de sua versatilidade pode ser facilmente utilizado durante o dia, e com algumas alterações nos acessórios, é possível ser utilizado também a noite. O estilo é ideal para ser utilizado no dia a dia, aliando conforto, praticidade e muito estilo. Aposte nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *