Já ouviu falar do Met Gala?

Este evento acontece todo ano para abrir a exposição anual do Costume Institute e arrecadar fundos para a Instituição. O Costume Institute é o departamento de moda dentro do Metropolitan Museum de Nova York, e todo ano promove exibições que ficam disponíveis para visitação no início de Maio ao início de Setembro. O evento é organizado pelo próprio museu com a curadoria da famosa editora chefe da Vogue americana Anna Wintor que seleciona e convida diversas celebridades. As grandes maisons fazem parcerias com essas celebridades e desenvolvem looks que norteiam na mesma temática da exposição e atraem holofotes de todo o mundo.

Na última edição do evento que aconteceu em Maio, o tema do baile exposição foi o Camp. O termo não tem tradução livre, mas em resumo abrange tudo aquilo que é extravagante, exagerado e antinatural e este termo teve como inspiração o ensaio produzido pela escritora americana Susan Sontag crítica de arte onde ela destrincha, em 58 pontos, a parte estética, a sensibilidade e ainda reúne exemplos do que é ou não para a autora considerado Camp.

Leia a versão completa do ensaio neste link

E afinal, na moda o que é Camp?

Pela moda é considerado Camp tudo aquilo que é: escandaloso, inusitado, ostentativo, de mau-gosto, beirando o brega, com muita pompa pose, brilho e cor. Podemos dizer que a moda é acampamento, pois mesmo que exista uma linha que delimite o que caberia ser usado no dia a dia ou não, ela trás peças inusitadas nos desfiles que despertam atenção do público, mas que ainda assim entendem que faz parte do show e tudo bem. “Acampamento é uma arte que se propõe com seriedade, mas não pode ser levada a sério porque é” demais “, escreve Sontag.

O baile que é sempre muito esperado pelo mundo da moda, foi de grande sucesso. Contou com a presença de celebridades como: Lady Gaga, Billy Potter, Cara Delavigne, Lupita Nyong’o, Haille Steinfield, Katy Perry, e Hamish Bowles. Gucci, Versace, Louis Vuitton, Balenciaga, Prada, Dior, e Moschino estavam entre as assinaturas dos looks camp’s da noite.

Saiba mais sobre a exposição neste link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *